Notícias

SINTIFRJ apoia a luta dos servidores da rede municipal de São Gonçalo

O SINTIFRJ vem a público manifestar a nossa solidariedade e apoio aos trabalhadores da educação municipal de São Gonçalo, que vêm lutando arduamente pela manutenção do plano de carreira dos docentes e contra a precarização das condições de trabalho na rede municipal.

Docentes denunciam o descaso da prefeitura com as unidades de ensino do município, precarizadas, sem manutenção há anos, com salas sem climatização adequada, falta de transporte para os alunos, de material escolar e até de merenda de qualidade. Há também déficit de funcionários e professores, sobrecarregando a todos que trabalham nas escolas. Fato ainda mais grave por faltar professores de apoio para alunos com deficiência, o que mostra que a inclusão não está nos planos da prefeitura de São Gonçalo para a educação.

Pra piorar, a precarização das carreiras docentes é um plano de ataque à educação orquestrado por uma prefeitura bolsonarista, totalmente de acordo com o que vem sendo feito também na educação pública federal, com a precarização das universidades e institutos federais.

No fim do ano passado, o prefeito Nelson Ruas, em uma votação feita na calada da noite na Câmara Municipal de São Gonçalo, revogou em caráter de urgência, em menos de 48 horas, o plano de carreira dos docentes municipais, jogando no lixo 20 anos de esforços da categoria pela valorização dos docentes através da conquista do plano de carreiras.

Por tudo isso, os professores e funcionários da rede municipal de São Gonçalo protestam desde o início do ano. Na semana passada fizeram paralisação nos dias 26 e 27 de maio, com ato realizado na frente da prefeitura. No dia 27, uma assembleia deliberou pela greve de 24h no dia 23 de junho, quando haverá outra assembleia, às 15h, no Colégio Municipal Castello Branco. O SEPE levou o caso ao Ministério Público.

O SINTIFRJ repudia a atuação fascista da prefeitura de São Gonçalo, claramente alinhada à necropolítica de Bolsonaro que pretende acabar com a educação no país. Mas a educação nacional está articulada e estamos juntos nessa luta em defesa da educação e da democracia! Porque em unidade somos mais fortes!

SINTIFRJ na luta!

Diretoria Executiva – Biênio 2021 – 2023.