Notícias

17 de maio: Dia Internacional contra a LGBTQIA+fobia

Hoje, é um dia de luta e conscientização sobre os direitos da população LGBTQIA+. Há 32 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirava a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e isso foi uma oportunidade para que as questões desta comunidade fossem vistas com outros olhos.

Entretanto, ainda hoje, muitos países repudiam e criminalizam uniões homoafetivas e afirmações de identidade de gênero (cerca de 69 países, segundo a International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association – ILGA).

O Brasil, mesmo tendo aprovado nos últimos anos alguns direitos como o casamento homoafetivo, a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e a mudança do nome social, segue sendo o país mais violento do mundo com a população LGBTQIA+.

Em 2021, ao menos 300 pessoas perderam a vida para a violência LGBTQIA+fóbica no país, número que representa um aumento de 8% em relação a 2020. Os dados são do Grupo Gay da Bahia (GGB). E infelizmente não há lei federal específica que proteja a comunidade LGBTQIA+ dessa violência.

Além disso, essa comunidade teve piora da saúde mental em 55% durante a pandemia da Covid-19, segundo o coletivo #VoteLGBT, em parceria com a Box1824, empresa especializada em pesquisa de mercado. A distância de redes de apoio e ajuda profissional por conta do isolamento social devido à pandemia estão entre os maiores motivos.

Os LGBTQIA+ continuam sendo vulneráveis em todos os sentidos. É fundamental que a luta pelos direitos e pelo bem estar desta população não cesse. É importante votar em candidatos LGBTQIA+, apoiar movimentos e políticas em prol desta comunidade, protestar e denunciar o quanto for necessário.

O SINTIFRJ está de portas abertas para receber denúncias e acolher a população LGBTQIA+ dos IFs no que precisar. O nosso número do canal denúncias está disponível para eventuais ocorrências: (21) 995159669.

SINTIFRJ na luta em prol da comunidade LGBTQIA+!

Direção Executiva – Biênio 2021-2023