DestaquesLutas

Ato de 1º de maio: por emprego, direitos, democracia e vida.

Neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, diversas organizações vão se unir na cidade do Rio, em um ato convocado pelas centrais sindicais, por empregos, pela democracia, pela manutenção de direitos dos trabalhadores e contra a necropolítica e o negacionismo do governo Bolsonaro, em defesa da vida.

A manifestação começa às 10h no Aterro do Flamengo (na altura da Rua Silveira Martins), e o SINTIFRJ, como não podia deixar de ser, soma na luta e convida os colegas do IFRJ a participar. Apresentações musicais e culturais fazem parte do evento que vai contar com os shows dos MCs Galo, Cacau e Gil do Andaraí. Um ato convocado pelas centrais sindicais acontece também em São Paulo, no estádio do Pacaembu, e será transmitido pela TVT e pelos canais da CUT no Youtube e no Facebook.

É essencial que todos que puderem estejam presentes nos atos e façam a sua parte para mudar esse cenário trágico que o governo Bolsonaro proporcionou aos brasileiros: preços absurdos de combustível e de gás de cozinha que ajudam a alavancar a alta dos alimentos, famílias que não conseguem mais a sua subsistência devido ao desemprego, engrossando as camadas da população na miséria ou em insegurança alimentar; falta de investimentos em saúde, educação e cultura, num projeto fascista de desmonte e enfraquecimento do serviço público. Só na Educação, o investimento em 2022 é o menor em 10 anos.

Servidores são quem prestam serviços essenciais à população e na contramão do desenvolvimento, os trabalhadores do serviço público federal seguem sem reajustes há cerca de cinco anos. Todas as reivindicações de recomposição feitas ao governo federal desde o início deste ano seguem sendo ignoradas, apesar do índice de 19,99%, pleiteado, não recompor todas as perdas inflacionárias, apenas o que perdemos desde o início do governo Bolsonaro.

Mas não vamos desistir! Porque reajuste é direito!

Comida no prato é dignidade humana! Saúde, Educação e Cultura são essenciais à vida! Vamos à luta neste 1º de maio!

Saudações sindicais de luta!👊

Diretoria Executiva
Biênio 2021-2023