DestaquesLutas

SINTIFRJ soma na luta no Ocupa Brasília

Firme e forte na luta pela recomposição salarial emergencial de 19,99% nos vencimentos dos servidores da Educação federal, o SINTIFRJ participa hoje do Ocupa Brasília: um grande ato de protesto convocado pelo SINASEFE e pelo FONASEFE para pressionar o governo abrir negociação com os servidores. O índice pretendido busca repor perdas inflacionárias desde 2019, início do governo Bolsonaro, mas os servidores federais encontram-se sem reajuste salarial desde 2017.

Desde janeiro, quando as reivindicações foram protocoladas no Ministério da Educação, as entidades vêm se manifestando ativamente contra o silêncio do governo federal, que recentemente prometeu conversar com os servidores até o dia primeiro de abril. Os servidores da Educação seguem em estado de greve aguardando a resposta.

O Ocupa Brasília teve concentração às nove da manhã no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios (bloco C), em Brasília-DF, com caminhada a partir das 10h até o Ministério da Economia, parando nos ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência durante o trajeto. O ato é parte da programação da Jornada de Lutas dos servidores federais que teve início ontem, 29 de março, quando ocorreu um protesto na porta do Ministério da Educação.

No protesto de ontem, os servidores exigiram também investigações sérias sobre o envolvimento do presidente Jair Bolsonaro no esquema do Bolsolão do MEC, o escândalo de corrupção que derrubou Milton Ribeiro do cargo de ministro da Educação devido ao favorecimento de prefeituras indicadas por um gabinete paralelo formado por pastores evangélicos ligados a Bolsonaro no repasse de verbas do Ministério da Educação.

Amanhã, dia 31, outra manifestação está marcada: às nove da manhã, a concentração será no Anexo II do Senado Federal e, às 11h, os servidores irão se encontrar no Ministério da Economia (bloco P).

O SINASEFE convocou todas as seções sindicais a estarem presentes nos atos em defesa do serviço público federal e o SINTIFRJ estende o convite a todos os servidores do IFRJ que desejem somar na luta. Pois reajuste é direito! E não vamos aceitar o não como resposta!

SINTIFRJ na luta!