DestaquesLutas

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Combater a discriminação racial é uma luta diária, não se resume a uma data ou a um mês do ano em que se discute a pauta. Mas hoje, no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, mais uma vez somos convidados a lembrar que esse assunto é permanente. Discutir e combater o racismo toda vez e em qualquer caso que esteja ao alcance.

Sarah Fonseca, empresária e influencer, foi expulsa de uma padaria por ser confundida com uma moradora de rua. Durval Teófilo Filho foi morto a tiros dentro do seu próprio condomínio por um “cidadão do bem”, confundido com um bandido. E Moïse foi espancado porque queria seu salário. Esses e tantos outros casos, tantas outras pessoas mortas ou injustiçadas pela cor da pele. 

Ir às ruas todas as vezes em que a discriminação racial acontecer, cobrar da justiça, votar em políticos antiracistas, apoiar projetos do mesmo cunho, tudo isso está incluso no combate a essa doença social que todos os dias mata, massacra, destrói a saúde mental, a autoestima e atrapalha a vida das pessoas pretas.

O dia de hoje foi estabelecido pela ONU em referência ao massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul no dia 21 de Março de 1960, que assassinou 69 manifestantes negros(as).  Eles lutavam contra o controle do direito de ir e vir durante o Apartheid e foram mortos pela polícia. O racismo está enraizado na história e perpetua-se forte na sociedade de maneira estrutural, tanto que até hoje as pessoas pretas ainda têm que lutar por esse mesmo direito. 

O Ministério dos Direitos Humanos recebeu 1.019 denúncias de injúria racial em 2021. Isso apenas as que foram registradas, há também as que não foram denunciadas, o que indica que ainda precisa-se melhorar muito as políticas públicas desta pauta.

É necessário continuar lutando. A internet tem sido uma boa ferramenta para provar a existência e continuidade do racismo na sociedade brasileira a quem o nega. Site e perfis como Notícia Preta, Mundo Negro e Alma Preta Jornalismo fazem denúncias constantes. É importante curtir e compartilhar os conteúdos, sempre, e caso aconteça num ambiente próximo, denunciar: é crime!

 

Saudações à luta!

 

Direção Executiva – Biênio 2021-2023