DestaquesLutas

Dois de fevereiro é dia de luta em Brasília pelo nosso reajuste!

Nesta quarta-feira, dois de fevereiro, representantes das entidades sindicais que compõem o SINASEFE realizam um ato em Brasília para cobrar dos três poderes o empenho no reajuste das categorias da Educação Federal. A manifestação começa às 9h, no Espaço do Servidor na Esplanada dos Ministérios e, de lá, irá marchar até a Praça dos Três Poderes. Às 15h, uma coletiva de imprensa com as entidades presentes acontece no auditório do SINDSEP-DF. No mesmo dia, em vários pontos do país haverá também mobilizações de servidores da Educação pela recomposição emergencial, com protestos e faixaço em frente a órgãos públicos.

A DIREX vai enviar representantes para o ato em Brasília, onde participará ainda de audiências públicas com o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, solicitadas também para o dia dois, quando serão retomadas as atividades parlamentares no Congresso. Nesta segunda-feira, 31 de janeiro, o Poder Judiciário também voltou do recesso.

Na semana passada, o FONASEFE e o FONACATE protocolaram as audiências públicas conjuntamente, em ofícios enviados ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, ao senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, e ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux. As entidades de classe tentaram marcar uma audiência também com a equipe econômica do governo federal, em solicitação protocolada no dia 18 de janeiro no Ministério da Economia – dia em que servidores da Educação fizeram protestos em frente ao ministério e ao Banco Central –, mas não obtiveram resposta.

Até o momento, o governo Bolsonaro não se mostra disposto a conceder reajustes a nenhuma categoria exceto às policiais ligadas ao governo federal. Motivo que leva à movimentação dos servidores para entrada em estado de greve a partir do dia 14 de fevereiro, quando começa a semana de mobilização com a realização das atividades que serão decididas em plenárias regionais, que acontecem antes, entre os dias cinco e 11 de fevereiro. A Educação federal pede uma recomposição salarial de 19,99% e, caso não haja acordo com o governo, devem entrar em greve a partir de nove de março.

Em breve divulgaremos aqui no site mais novidades sobre a luta pela justa recomposição salarial. Fique ligado e nos acompanhe também nas redes sociais. Saudações sindicais!