DestaquesInstitucional

Assédio, discriminação ou corrupção no ambiente de trabalho? Denuncie!

Perseguições, agressões e constrangimentos no emprego. Opressão e autoritarismo, ditadura da produtividade, discriminação racial, social ou de gênero. Infelizmente ainda são práticas comuns no ambiente laboral e sabemos que os trabalhadores do IFRJ não estão livres disso. Isso tem nome. É assédio moral e se caracteriza na legislação brasileira como uma forma de violência: a violência moral. Para piorar, o crime de assédio sexual, do qual as mulheres são as maiores vítimas, também ocorre muito no ambiente de trabalho.

Essas situações vividas por muitos funcionários são preocupantes pois além da insatisfação, do desconforto e do estresse experimentados, a exposição constante ao assédio moral ou sexual pode levar a pessoa a desenvolver muitas doenças, como pressão alta, depressão, síndrome do pânico, para citar apenas algumas, e, em casos extremos, pode levar até ao suicídio.

Mas se você passa por alguma dessas situações, saiba que não está sozinho! O SINTIFRJ tem o prazer de ajudar a resolver o problema. Para isso estamos inaugurando um Canal de Denúncias do nosso sindicato. Através do Whatsapp, no telefone (21) 99515-9669, você pode relatar os abusos e violência sofridos, bem como situações de corrupção que tenha presenciado, para que tomemos as medida legais cabíveis com a cooperação de nosso Departamento Jurídico.

Estamos aqui pra isso. A luta é nossa também! Assédio moral e sexual são crimes. Corrupção e constrangimento ao trabalhador são ilegais e inaceitáveis. Chega de silêncio! Denuncie! Compartilhe também este canal com seus colegas de trabalho. Você pode fazer a diferença para alguém. Juntos podemos construir um IFRJ mais justo, mais humano e mais legal!