LutasÚltimas

Dia de luta de Martin Luther King

Hoje, dia 17, na terceira segunda-feira de janeiro, celebra-se o Dia de Martin Luther King.

O autor da célebre frase “I have a dream”, nascido em 1929, foi um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial e pela igualdade dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Em suas ações, reivindicava postos de trabalho e salários mais dignos para a população negra que vivia a segregação naquela época. Luther King buscava fazer isso de forma pacífica, com manifestações sem violência e atos de desobediência civil.

Foi assassinado em 4 de abril de 1968, aos 39 anos, por um defensor da segregação racial. A proposta do Martin Luther King Day como feriado foi promovida logo após seu assassinato, em 1968, porém, só após 15 anos a data passou a ser celebrada.

Isso mostra a dificuldade do reconhecimento desta luta e a óbvia presença de indivíduos racistas dentro da política e sociedade norte-americana. Também, só no ano passado, o estado da Geórgia, onde Martin nasceu, elegeu seu primeiro senador negro, Raphael Warnock.

Ainda hoje, King segue como grande referência para os movimentos negros que combatem as pautas do movimento negro, como o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). Martin deu voz e engajamento a muita gente, até mesmo, personalidades brasileiras que através do movimento negro se inspiraram, como Laudelina de Campos Melo, Kabengele Munanga, Djamila Ribeiro e Marielle Franco.

Saudações sindicais de luta!

Direção Executiva – Biênio 2021- 2023