LutasNotaNotícias

Nota de repúdio: Suspensão do cronograma dos editais e processos seletivos

Por meio de comunicado publicado no dia 05 de novembro de 2021, através do site institucional e redes sociais do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ), a atual gestão do IFRJ suspendeu por tempo indeterminado o cronograma dos editais de seus processos seletivos para os Cursos Técnicos Integrados e Pós-graduações Lato e Stricto Sensu para ingresso em 2022.

Sob a justificativa pouco esclarecedora de que a medida se fez urgente diante da “necessidade de apuração de problemas e ajustes no certame”, o IFRJ lançou incertezas sobre o processo, deixando candidata/os apreensiva/os e insegura/os, fazendo com que os princípios pela transparência ficassem de lado. É sabido que o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS) – uma associação de direito privado sediada em São Paulo – é a responsável pela organização dos exames e, portanto, a causadora dessa grave situação.

Diante disso, nós, servidoras e servidores do IFRJ, nos solidarizamos com toda/os a/os inscritos, bem como com a/os colegas que atuam nas bancas de seleção (de forma absolutamente voluntária, é preciso destacar) e enfatizamos nossa crítica à gestão do IFRJ por terceirizar a organização desse processo seletivo, principalmente considerando que somos uma instituição de educação pública, que tem o compromisso de garantir o respeito ao interesse público.

Esse lamentável episódio só vem confirmar o quanto a terceirização não só precariza as relações de trabalho, mas também afeta gravemente a qualidade dos serviços públicos, colocando em primeiro plano o interesse monetário de instituições privadas, enquanto presta serviços de qualidade baixa e/ou duvidosa.

Por fim, esperamos urgente manifestação da Gestão do IFRJ com informações detalhadas afim de que a transparência e a lisura possam estar asseguradas neste processo e que a comunidade possa ter nitidez sobre o problema em questão.

Direção Executiva

Biênio 2021-2023