Notícias

Informe: Reitoria assume compromisso com o SINTIFRJ

Reitoria assume compromisso com o SINTIFRJ de garantir universalidade de acesso e inclusão digital até o dia 30/novembro, sob pena de nova revisão do calendário acadêmico
No dia 17 de novembro,  das 11h25 às 12h10, a Coordenação do SINTIFRJ se reuniu com a Reitoria do IFRJ. Estavam presentes pelo SINTIFRJ os coordenadores Michel Torres e Affonso Pereira,  o reitor Rafael Almada, Carla Doti Ripper e João Gilberto , da direção de gestão de pessoas.
O principal ponto de pauta foi sobre o período emergencial no IFRJ. Na conversa, a coordenação do sindicato reforçou a importância do IFRJ permanecer em atividade remota, isto é, sem o retorno presencial enquanto não houver condições sanitárias seguras e vacina para a Covid-19.
Lembrou, ainda, que o SINASEFE Nacional está em estado de greve e que qualquer tentativa por parte do governo de retomar as atividades presenciais de modo abrupto neste período, nós responderemos com greve unificada em defesa da vida. Foi destacado, ainda, que somos contrários a qualquer possibilidade das APNPs (ensino remoto) serem permanentes, bem como rejeitaremos a adoção do chamado “ensino híbrido”.
A coordenação, inclusive, pontuou algumas contradições impostas neste período, como o atropelo e falta de comunicação da gestão com a comunidade em inúmeros processos, como o respeito deliberativo do CONSUP quanto a definição do calendário acadêmico, dentre outros pontos.
O importante a se destacar foi o compromisso assumido pela Reitoria de que o atual período de acolhimento aos estudantes em formato APNP, previsto para se encerrar dia 30, data em que retomaríamos as atividades pedagógicas no formato remoto, será suspenso caso o auxílio conectividade não chegue para todos os estudantes e servidores que solicitaram.
O prazo estabelecido pela reitoria foi o dia 30 de novembro. Caso a universalidade do acesso e inclusão digital não sejam asseguradas até lá, haverá suspensão e reformulação do calendário acadêmico, em conjunto com a comunidade, de modo democrático e participativo.
Para terminar, outro ponto destacado na reunião foi sobre a construção do Dia de Defesa do IFRJ e que houve pronta adesão da Reitoria ao convite do sindicato. Esta mobilização será necessária diante do anúncio do corte orçamentário na educação previsto para 2021, momento em que aproveitaremos para debater a Reforma Administrativa e seus impactos para os servidores do IFRJ. Vamos juntos e juntas em defesa dos Institutos!
Não ao retorno presencial sem condições sanitárias seguras!
APNP só com universalidade e inclusão digital.
Nenhum estudante fica para trás!
Não à Reforma Administrativa e pela reposição do orçamento para a Educação!

Comment here