Notícias

Encaminhamentos da Assembleia do SINTIFRJ, dia 07/07

Informe sobre as deliberações da Assembleia Geral do SINTIFRJ, realizada por videoconferência em 07/07/2020

Considerando a proposta de minuta intitulada “Diretrizes para o desenvolvimento de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos do IFRJ, em decorrência da situação da pandemia de Covid-19”, elaborada pela Proen e pelo Fórum de DE, enviada a comunidade no dia 01 de julho, bem como o esboço de documento discutido no CONIF sobre diretrizes para o plano de retorno às atividades presenciais, deliberou-se pelos seguintes encaminhamentos:

1.      A impossibilidade de retorno ao ensino presencial enquanto não houver condições sanitárias para tanto, com foco nos procedimentos protocolares de biossegurança das instituições de saúde pública, como Fiocruz e OMS;

2.      Reprovar na íntegra a minuta de APNP proposta pela instituição. Nesse sentido, o IFRJ não deve retomar as atividades acadêmicas enquanto não houver condições sanitárias para tanto. Igualmente não irá adotar qualquer modalidade de ensino remoto em substituição ao ensino presencial neste período emergencial.

3.      Manter a suspensão do calendário acadêmico.

4.      Durante o período que perdurar a pandemia, que se programem encontros virtuais de cunho didático-pedagógico, como execução de atividades remotas pelos docentes sem confundi-los com atividades acadêmicas obrigatórias, isto é, que se adote APNP (atividades em meios digitais) como meio de oferta de cursos on line e interação e acolhimento com os estudantes, para manter vínculos institucionais e em compromisso com a função social de nossa instituição de ensino. Tais atividades devem ocorrer com foco no apoio emocional e cognitivo dos estudantes. As atividades mediadas por tecnologias devem ser democratizadas: acesso livre à internet de qualidade para todos estudantes.

5.      Como caráter de proposição pedagógica, formar-se-á um GT para elaboração de uma proposta de regularização das APNPs no sentido das deliberações acima, em substituição a minuta proposta pela instituição.

6.      O SINTIFRJ fará exigências aos Conselheiros eleitos pela Frente de Resistência Democrática ao CONSUP que defendam na íntegra tais deliberações diante do conselho superior.

7.      Elegeu-se como delegados a Plenária Nacional Virtual do SINASEFE, a se realizar no dia 15 de julho, os servidores Danilo Caruso (Pinheiral) e Cristiane (Eng. Paulo de Frontin), bem como referendou a participação dos diretores nacionais Michel Torres e Daniela Zannoti.

Rio de Janeiro, 08 de julho de 2020.

Coordenação do SINTIFRJ

Comment here