Notícias

Anulação da lei que doava terreno para o IFRJ

A Câmara Municipal de Belford Roxo votou na tarde de terça-feira, dia 09 de junho, a anulação da lei que doava o terreno para o Instituto Federal. É inaceitável a posição da Prefeitura que – agora encampada por parte da Câmara de Vereadores – faça essa afronta aos estudantes de Belford Roxo e a seus familiares.

Em um município de 510 mil habitantes e extremamente carente de educação e de tantos outros direitos básicos há apenas uma instituição de ensino público a distância, por isso, sabemos que a presença do IFRJ é fundamental para a educação dos seus moradores e moradoras.

Pela lei de criação dos Institutos Federais, o município deve ceder o terreno, e cabe à União construir as instalações do campus. Essa briga não começou agora, ainda em 2017, em Belford Roxo, a Prefeitura Municipal embargou as obras, impedindo inclusive instalações sanitárias e o castelo d’água, o processo sobre este caso está na justiça desde então.

É direito da população o acesso à educação emancipadora que o IFRJ proporciona. O SINTIFRJ afirma o seu compromisso com essa luta e apoia integralmente a luta dos servidores e servidoras e dos estudantes do campus Belford Roxo. Não mediremos esforços para barrar mais essa nefasta investida contra o ensino público, gratuito e de excelência.

Comment here