Notícias

Encaminhamentos da Assembleia do SINTIFRJ, dia 01/06

A Assembleia Geral Virtual do SINTIFRJ, realizada na tarde do dia 01 de junho de 2020, debateu a conjuntura da crise sanitária no país e o contexto atual da Rede Federal e deliberou-se por:

a) O SINTIFRJ vai preparar material sobre a diferenciação de trabalho remoto e EaD para ser divulgado nas redes sociais. No conteúdo, será explicado os motivos que fez o IFRJ não aderir ao Ead, em substituição às aulas presenciais durante o período emergencial da pandemia, vai ser colocado ainda sobre a suspensão temporária do calendário acadêmico.

b) A Coordenação do SINTIFRJ deverá compor os espaços de decisões e de elaboração no IFRJ, junto à reitoria e demais instâncias, que deverão discutir a regulamentação do trabalho remoto e eventual planejamento de retorno às atividades presenciais e de ensino. O retorno às atividades presenciais no IFRJ apenas deve se dar quando a necessidade do término do isolamento social for reconhecida pelos órgãos sanitários do Estado e autoridades sanitárias internacionais, a fim de preservar a vida dos servidores e da comunidade.

c) O SINTIFRJ vai fortalecer espaços pedagógicos virtuais de reflexão crítica semanais, com envolvimento de todos os campi. A ideia é fomentar debates junto aos servidores e estudantes durante o período que durar o isolamento social, com temas pedagógicos e relevantes para a comunidade.

d) Qualquer discussão que envolva férias, planejamento de retorno às atividades presenciais ou de ensino, deverão se dar coletivamente com a comunidade. O SINTIFRJ estará presente.

e) O SINTIFRJ irá sugerir ao COE, Consupe e Reitoria que o calendário acadêmico seja suspenso enquanto durar o isolamento social, e não a cada 15 dias conforme tem sido.

f) Garantir o direito a férias docentes e dos Taes.

g) Caso seja anunciado pelo governo o retorno às atividades presenciais sem respeitar o isolamento social e a integridade da saúde dos servidores e estudantes, o SINTIFRJ irá convocar Assembleia Geral Extraordinária a fim de se avaliar a possibilidade de possível apreciação sobre Greve no IFRJ. Lembrando que o SINASEFE nacional anunciou estado de greve diante dos ataques do Governo Federal ao serviço público e à educação pública.

h) O SINTIFRJ irá se somar às mobilizações virtuais do Dia Nacional pelo Fora Bolsonaro, no dia 13 de junho.

i)  A plataforma virtual a ser utilizada nas próximas assembleias deverá ser o Google Meet.

Rio de Janeiro, 02 de junho de 2020.

Coordenação do SINTIFRJ

Comment here