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A educação pública sob fogo cruzado

Dica de Leitura: “A Educação Pública Sob Fogo Cruzado: conversa com Gaudêncio Frigotto”, ensaio escrito por professores do campus Eng. Paulo de Frontin

Nos últimos anos, a educação pública brasileira esteve no centro do debate político, em que diversos projetos e medidas buscaram alterar os rumos do modelo de educação básica ofertado no país. De um lado, a polêmica Reforma do Ensino Médio trouxe incertezas quanto a capacidade do novo modelo de garantir uma educação verdadeiramente integral aos jovens brasileiros. De outro, a falta de investimento público na educação, agravada com a aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016 – conhecida como a emenda do teto dos gastos públicos – coloca sob fogo cruzado importantes políticas públicas realizadas no país nas últimas décadas.

Foi buscando refletir criticamente sobre esta conjuntura que os docentes Cristiane Moreira da Silva, Gabriela Almeida Kronemberger e Rodrigo dos Santos Borges construíram uma proposta interdisciplinar de ensino e pesquisa para trabalhar, junto com os alunos do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do campus Engenheiro Paulo de Frontin, a importância das humanidades para um processo educativo de qualidade, tendo como horizonte, uma formação integral e cidadã.

Como parte dessas atividades, os professores intermediaram um encontro entre os discentes participantes do projeto e o professor Gaudêncio Frigotto, um notório defensor da educação para a formação integrada, que tem como horizonte a politécnica. O resultado desta conversa entre nossos discentes e Gaudêncio acaba de ser publicado no ensaio intitulado: “A Educação Pública Sob Fogo Cruzado: conversa com Gaudêncio Frigotto”, na atual edição da Revista Trabalho Necessário (UFF). O texto pode ser acessado através do link a seguir. Boa leitura.

https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42809

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