Notícias

Encaminhamentos da assembleia do SINTIFRJ, dia 28/04

Encaminhamentos da Assembleia Virtual do SINTIFRJ realizada em 28 de abril:
Na tarde do dia 28 de abril, foi realizada a 2ª Assembleia Virtual do SINTIFRJ, todos e todas que participarem discutiram e aprovaram os seguintes encaminhamentos:
a) Estender a comunicação do Sindicato à comunidade do IFRJ com o objetivo de ampliar o alcance das nossas deliberações e, também, ampliar a participação de estudantes e movimento estudantil dos campi, nas assembleias virtuais, no sentido de unificar nossas ações em defesa da Rede Federal e de nossas medidas de contenção da pandemia do Covid-19 e solidariedade à vida.
b) Ampliar nossa Campanha de Solidariedade à Vida, destinando mais recursos financeiros e apoio logístico às novas solicitações e ações solidárias nos campi. Para tanto, criaremos uma Comissão da campanha com representantes de todos os campi para articularmos ações em comum. Os interessados devem entrar em contato com o sindicato, via whatsapp 98828-0033  (Paulo André) ou pelo email (contato.sintirfrj@gmail.com).
c) As assembleias virtuais devem dar ainda mais destaque para as pautas específicas da categoria e as demandas internas dos campi.
d) Reivindicar o tripé ensino-pesquisa-extensão do IFRJ, conforme prevê a Lei de criação dos IFs (inserir a lei de 2008), assegurando que a carga horária docente respeite a concepção de ensino politécnico.
e) Debater a perspectiva de EaD e as propostas de alteração da carga horária docente (como a alteração da portaria 17) com mais profundidade e conexão com a Frente Democrática que compõe o Consup, a fim de barrarmos qualquer eventual introdução do EaD em substituição às aulas presenciais ou precarização das condições de trabalho no tocante à carga horária para ensino-pesquisa-extensão.
f) Ampliar informações e oferta de assessoria jurídica do Sindicato em questões relativas a nova aposentadoria.
g) O SINTIFRJ irá produzir e divulgar notas para a comunidade do IFRJ em defesa da manutenção da suspensão do calendário acadêmico e das medidas de protetivas de isolamento social, demonstrando nossa posição deliberada de como deve ser o retorno do calendário acadêmico pós-quarentena. Além disso, pontuamos que isto deve ser feito quando for aprovado pelas autoridades sanitárias e que tais discussões devem ser feitas de forma coletiva e com as entidades nacionais como SINASEFE, CONIF, movimento estudantil e acadêmica.

Comment here