Notícias

Siga a recomendação do Ministério da Saúde

Nota do SINTIFRJ sobre a atitude irresponsável do atual Presidente da República

É preciso que toda a população siga as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde

Em pronunciamento na TV aberta de todo o país, o atual Presidente da República Jair Bolsonaro, mais uma vez tratou a pandemia do COVID 19, coronavírus, como uma “gripezinha” e afirmou que toda a população poderia voltar à normalidade. O Presidente sugere ainda que seria possível isolar os idosos, numa espécie de “cada um por si”, para que os “sãos” pudessem mover a economia. Dessa forma, ele condena a população pobre, vulnerável ao deus-dará.

O Coronavírus paralisou o mundo nos últimos meses, tem causado dezenas de milhares de mortes em todos os continentes. Dados veiculados até o dia 25 de março comprovam que são 2.600 infectados confirmados e 60 mortes. O Ministério da Saúde teme que a situação piore no Brasil, por isso, as recomendações são de isolamento social como forma de evitar a explosão de casos e sobrecarregar o sistema de saúde.

Nós, da direção do SINTIFRJ, apontamos mais essa atitude irresponsável do presidente e reafirmamos a importância da população continuar seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e dos órgãos internacionais competentes baseadas em dados e pesquisas referenciadas.

O Sindicato se coloca ao lado da postura responsável que a Reitoria do IFRJ, junto com as demais instituições federais de ensino, assume neste momento em defesa do cuidado da vida de nossos estudantes, suas famílias e todos os trabalhadores e trabalhadoras do Instituto.

Este difícil momento será superado com serenidade e responsabilidade, com conhecimento e pesquisa, com defesa da vida e fraternidade entre nós.

Leia aqui as principais recomendações do Ministério da Saúde:

Lavar bem, e frequentemente, as mãos com água e sabão, não sendo possível, utilize álcool em gel.
Evite apertos de mão, beijos e abraços. O ideal é ficar cerca de dois metros de distância de quem estiver tossindo ou espirrando.
Ajude os idosos.
Deixe sua casa bem arejada: com janelas abertas e ventiladores ligados.
Desinfete com frequência as maçanetas, os móveis e superfícies de sua casa.

#ficaemcasa
#Coronavirus
#covid_19

Mais informações sobre o coronavírus: https://coronavirus.saude.gov.br/

Assista também o vídeo do diretor Fernando Moraes na Página do Facebook: https://www.facebook.com/sintifrj/

Comment here