Notícias

Nota oficial do IFRJ – Protocolo Coronavírus

Nota oficial – Protocolo Coronavírus

Preventivamente estão suspensas as atividades na Reitoria e em todos os campi do IFRJ por um período de 5(cinco) dias, de 13 a 17 de março.

Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida foi tomada diante do cenário internacional, com a doença espalhada por diversos continentes em virtude da transmissão sustentada entre as pessoas. O Ministério da Saúde já contabiliza 60 casos pelo país, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (12). O número de casos vem crescendo rapidamente, uma vez que o vírus é altamente contagioso.

O Ministério da Educação (MEC) lançou uma nota nesta última quarta-feira (11) e orientou as instituições de ensino para que haja o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Além disso, o MEC instituiu o Comitê Operativo de Emergência (COE/MEC) com o objetivo de gerenciar questões inerentes a assuntos sensíveis, de repercussão nacional.

Diante do cenário de pandemia declarada, o reitor do IFRJ torna público à sua comunidade o PROTOCOLO EM CASO DE SUSPEIÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE CORONAVÍRUS. Construído pelos profissionais de saúde e gestores do IFRJ a partir de orientações oficiais dos órgãos nacionais e internacionais de controle, o protocolo apresenta orientações aos servidores e estudantes em caso de suspeita ou infecção pelo coronavírus.

O Governo Federal também disponibilizou um site com informações sobre o vírus, como se proteger dele e o que fazer caso você identifique algum dos sintomas (https://saude.gov.br/coronavirus).

Por fim, com o intuito de gerar tranquilidade em nossa comunidade, a gestão do IFRJ criou o  Comitê Operativo de Emergência (COE/IFRJ), Portaria  n.º   062/2020, a fim de: incorporar todas as orientações e medidas definidas pelos órgãos competentes, ampliar o protocolo interno caso seja necessário, definir novas ações e suspensões e avaliar os casos excepcionais.

Além disso, preventivamente e por um período de 5 (cinco) dias, de 13 a 17 de março, estão suspensas as atividades nos seus Campi e na Reitoria, correspondendo ao tempo médio de incubação do vírus, conforme orientações dos órgãos de saúde (https://www.infectologia.org.br/pg/1558/informativo-sobre-o-novo-coronavirus-para-profissionais-da-saude-e-publico-em-geral). Cada diretor e pró-reitor deverá identificar as atividades essenciais que deverão ser mantidas sobre risco ao patrimônio e segurança de nossas unidades.

Destaca-se que todas as medidas adotadas visam garantir a tranquilidade e a segurança de nossa comunidade, bem como de todas as pessoas que circulam em nossas unidades. A Reitoria do IFRJ continuará em trabalho permanente no sentido de proteger nossa comunidade em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis.

Prof. Rafael Almada

Reitor do IFRJ

Nota completa publicada no site do IFRJ: https://portal.ifrj.edu.br/nota-protocolo-coronavirus

Comment here