Últimas

25° Grito dos Excluídos

07 de setembro é Dia do Grito dos Excluídos!

No dia 7 de setembro teremos pela 25ª vez o Grito dos Excluídos, que acontecerá nas ruas das principais cidades do país em contraponto às comemorações oficiais da Independência do Brasil.

Com o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Este sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade”, o Grito dos Excluídos, mais uma vez, será espaço de luta, denúncia, voz e vez de milhares de excluídos e excluídas no Brasil.

A Direção Nacional (DN) do SINASEFE se reuniu em Brasília-DF no último final de semana (17 e 18/08) e aprovou a construção do Grito dos Excluídos como um dos quatro eixos políticos em sua resolução de conjuntura.

Sobre o Grito

O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil desde 1995 ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Estas manifestações têm como objetivo abrir caminhos aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.

A origem do Grito remonta à Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada entre 1993 e 1994, quando estava à frente da Pastoral Social o bispo Dom Luiz Demétrio Valentini. Embora a iniciativa esteja diretamente ligada à CNBB, desde o início diversos organismos participam do movimento, como as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, sindicatos, entidades estudantis, movimentos sociais, organizações e entidades envolvidas com a justiça social etc.

Todas as seções sindicais estão, portanto, convocadas à construção das atividades e mobilizações unitárias do Grito dos Excluídos em cada cidade e região onde ocorrerão atos e manifestações.

Saiba mais na Página do Gritos dos Excluídos: https://www.facebook.com/gritoRJ/

Comment here