Notícias

Primeiro de Maio: É dia de luta!

Orientação do SINTIFRJ para o Primeiro de Maio,
1º de Maio, todos às ruas!
Vamos derrotar, na luta, a Reforma da Previdência de Bolsonaro e todos seus ataques à classe trabalhadora.
Considerando que o 1º de Maio é a data internacional de mobilização e de celebração das lutas da classe trabalhadora, nos dirigimos a toda categoria de servidores do IFRJ.
Enquanto a mídia corporativa e o Estado nos vendem a ideia de um feriado do “dia do trabalho”, para nós que vivemos do trabalho não é um feriado para ficarmos em casa, mas para ocuparmos às ruas. A tradição desta data remete a sua celebração desde 1891, quando aprovado em congresso da II Internacional como dia internacional de lutas dos trabalhadores, fazendo-se alusão histórica a greve de 1886 em Chicago duramente reprimida. Desde então, essa data serviu de grandes concentrações e reivindicações históricas da classe trabalhadora, como a luta pela redução da jornada de trabalho, defesa da legislação social trabalhista, campanha salarial, dentre tantas outras.
O SINTIFRJ comemora o simbolismo deste Primeiro de Maio de 2019, finalmente convocado de forma unitária pelo conjunto das centrais sindicais e frentes de lutas sociais, muitas das quais compomos. Ao invés de promover festas despolitizadas, em tempos reacionários, é importante defendermos nossas conquistas democráticas que estão sob ameaça e construirmos um processo político de frente única para barrarmos a proposta do governo Bolsonaro de Reforma da Previdência.
Nos somaremos ao calendário de lutas em defesa de nossas aposentadorias, contra as privatizações e toda agenda de retirada de direitos do governo. Esperamos que o Primeiro de Maio Unificado seja um ponto de partida para a construção de uma greve geral no país para barrar o retrocesso em curso e fortalecer as lutas do serviço público e da classe trabalhadora.
Que o próximo 15 de maio, calendário nacional de lutas e de paralisação na Educação, seja um primeiro preparativo, um ensaio geral para essa empreitada mais generalizada no país, prevista para ocorrer em 14 de junho.
Convocamos, neste Primeiro de Maio, todos os docentes e técnicos administrativos, bem como toda comunidade do IFRJ, a nos somarmos nos atos unificados.
Vai ser o “esquenta” da Greve Geral. No Rio, haverá ato unificado na Praça Mauá. A gente se encontra lá!
Coordenação do SINTIFRJ

Comment here