Notícias

Ataques ao movimento sindical

Na tarde do dia 26 de março, centrais sindicais realizaram um debate sobre os impactos que o movimento sindical vem enfrentando neste momento de grande ataque do governo Bolsonaro. A conversa, gravada ao vivo e divulgada nas redes sociais, contou com a presença de Camila Marques, da coordenação geral do SINASEFE, de Qelli Rocha, do Andes-SN e Antonio Neto, da FASUBRA.

Ao longo da conversa, foi destacado a intensificação dos ataques que o movimento sindical vem sofrendo desde o início deste ano. A Medida Provisória 873/2019, foi lembrada como uma das principais ações de silenciamento: “esta é uma medida para anular a força sindical, dificultando que o movimento sindical se movimente contra todos os retrocessos de direitos que estamos sofrendo agora”, ressaltou Antonio.

Além desta medida provisória direcionada aos movimentos sindicais, foi lembrado que ela surgiu logo após o governo ter encaminhado a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019 ao Congresso. A PEC propõe uma contrarreforma da Previdência, que atacará todas as categorias de trabalhadores dos setores público e privado. Além disso, promove o desmonte da seguridade social, atacando também a assistência social e saúde pública.

Diante de tantos ataques ao movimentos sindical, ao movimento social e à toda a classe trabalhadora, Camila, colocou a importância da busca por uma unidade de classe: “estamos diante de um período longo e duro de ataques mais intensificados aos trabalhadores e vamos nos reorganizar pra defender os nossos direitos”, destacou.

Ao final, foi destacado que é preciso lutar pela garantia de direitos e autonomia da classe trabalhadora de se manifestar, sendo o movimento sindical, uma das principais ferramentas de organização, mobilização e de ações concretas pelos direitos da classe trabalhadora de todo o país e de qualquer categoria. Esta medida provisória é mais uma estratégia do governo para desmobilizar e enfraquecer a luta histórica do movimento sindical. No próximo dia 03 de abril, divulgaremos nas nossas redes mais um debate sobre o tema.

Não deixe de assistir! Vamos nos mobilizar, é por nossos direitos!

Assista o debate completo na página: http://sinasefe.org.br/v3/index.php?option=com_content&view=article&id=2446:2019-03-26-13-57-36&catid=1:latest-news&Itemid=75

Comment here