Notícias

Relatório: Circuito Favelas por Direitos

Em dezembro de 2018, após 8 meses da Intervenção federal Militar no Rio de Janeiro, foi lançado o relatório do ‘Circuito Favelas por Direitos’, na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O relatório foi construído por membros das Defensorias do Estado do Rio de Janeiro e da União, por moradores de favelas, jornalistas e ativistas de direitos humanos.

O documento traz relatos de moradores que sofreram violações de direitos por parte das polícias e do Exército durante o ano de intervenção no Rio, sendo as áreas pobres, as principais violadas pelos agentes da segurança pública. Neste material, há uma lista de violações recorrentes encontradas nas mais de 30 favelas visitadas pela defensoria. São casos de estupros, assassinatos, aumento no número de auto de resistência, chacinas, prisões, roubos, dentre diversos outros tipos de violências ocasionadas pelos soldados e pelas polícias. 

O documento será entregue ao interventor e aos governos estadual e federal e, nele, há uma série de recomendações estudadas e apontadas pelos órgãos públicos que tiveram a iniciativa de visitar estas favelas e periferias.  O relatório completo está no site da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, confira: http://sistemas.rj.def.br/publico/sarova.ashx/Portal/sarova/imagem-dpge/public/arquivos/Relato%CC%81rio_Final_Circuito_de_Favelas_por_Direitos_v9.pdf

Foto: Thathiana Gurgel / DPRJ

Comment here