Notícias

Estudantes se mobilizam em favor da educação

Diante da ameaça de fechamento das instituições de ensino público brasileira, alunos, profissionais de educação e técnicos se mobilizaram durante as últimas semanas nos IFRJs. Foram dias e dias de debates, rodas de conversas, panfletagens e manifestações locais e pela cidade contra a reforma do ensino médio e os desmontes da educação pública.
Em Nilópolis, foram realizadas atividades de rua e aulões. Giordana Moreira, estudante do quarto período de Produção Cultural, diz que foram feitas panfletagens, mas mesmo com pouca gente, decidiram ir às ruas para falar do receio pelo futuro da educação, mas também foram feitas colocações de como agir diante de tais ameaças. “A ideia é colocar pra população que com os desmontes e a reforma do ensino médio o IFRJ pode acabar”.
De acordo com a estudante, Victória Carvalho, do terceiro período de Produção Cultural do IFRJ, de Nilópolis, e que também participou das atividades, o aulão na praça foi lindo! “Me dividi em assistir à fala dos professores e colegas e panfletar em frente ao local para as pessoas que estavam passando. Foi incrível a troca que tive com cada um que parou por ali, preocupado ou querendo entender a situação que o IF está. As pessoas têm o IFRJ como referência em Nilópolis e pude ver que as pessoas estavam tristes e procurando soluções para o que está acontecendo”, finalizou. A educação pública é um direito conquistado pela população brasileira e ela não pode acabar! É preciso mais mobilizações de rua e internas!

Comment here