DestaquesLutasMatérias

Ato e audiência sobre educação na Alerj

Na tarde de quarta-feira, dia 13 de dezembro, foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma audiência pública sobre a atual situação das escolas estaduais. Nesta audiência foi pautada a questão dos cortes no RioCard e todos os outros problemas enfrentados pelas redes estaduais de ensino: fechamento de escolas, falta de pagamento dos professores, dentre outros agravantes. 

Nesta audiência, realizada por causa da pressão dos estudantes, o secretário de educação Wagner Victer garantiu que revogará a resolução sobre o passe livre.  Lembrando, que no dia 06 de dezembro, por volta das 15h, estudantes secundaristas realizaram um ato em frente à Alerj por causa dos cortes. Na ocasião, alguns estudantes foram recebidos por parlamentares e o presidente da Alerj. Neste dia, o Sintifrj conversou com Igor Vitor da Silva, de 18 anos, para saber como o movimento estudantil está se organizando para tentar barrar o corte. Igor é representante da Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ) e, de acordo com ele, este é um problema antigo enfrentado pelos secundaristas. Ele afirma ainda que lutar pelo acesso ao transporte público é lutar pelo direito à educação pública.

“Desde 2013 que a gente vem lutando por nossos direitos ao transporte público. Eu sou estudante de Caxias e imagino que outras pessoas que estudam lá e moram em outro município vão ficar com dificuldades para chegarem nas suas escolas. Se a gente não se organizar, daqui a pouco nem escola a gente vai ter. Estamos nos mobilizando nas escolas, nos IFRJ, em diversos locais. Fizemos esse ato e só com a pressão que fomos recebidos pela Alerj”, disse Igor.

O sindicato segue acompanhando a luta dos estudantes e se coloca contra os cortes e em favor de todos os outros direitos! Para saber mais sobre as mobilizações dos estudantes para barrar o corte do RioCard e outras demandas dos secundaristas, acompanhe a página AERJ – Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/aerj.ato/

Comment here