DestaquesMatérias

Audiência pública sobre Escola Sem Partido

Audiência pública sobre Escola Sem Partido

No dia 10 de novembro, mais de 200 pessoas estiveram presentes na audiência pública sobre o projeto ‘Escola sem Partido’ na Câmara Municipal de São João de Meriti. Durante a audiência, muitos manifestantes contrários ao projeto não conseguiram entrar no plenário. Na mesa, havia apenas uma pessoa que tinha posicionamento contrário ao projeto e a plateia era composta basicamente por pessoas que se manifestavam a favor dele. Lembrando que se for aprovado, o município será o primeiro a implementar a lei.

O Diretor Geral Sérgio Moraes e os docentes Alberto Alvadia, de sociologia, e Anderson Oriente, de Economia, marcaram presença na audiência com o objetivo de afirmar uma educação crítica, plural, democrática e pautada no respeito à democracia e aos Direitos Humanos.

Do lado de fora, aproximadamente 50 pessoas – entre professores e estudantes – estavam protestando com faixas e palavras de ordem, inclusive o Sintifrj. A presença de policiais e guardas civis era grande. Em determinado momento, chegou um grupo que se intitulava do MBL e defensores do ESP. Em menos de dez minutos, criou-se uma confusão orquestrada por este grupo, que agiam como provocadores profissionais, com gestual e postura de grupo ensaiados.

O resultado da manifestação foi positivo. Não que os vereadores tenham rejeitado o projeto do Escola sem Partido. Mas devido à pressão, os parlamentares perceberam que não seria tão fácil aprová-lo. Durante a audiência, descobriu-se que o projeto não havia sido enviado anteriormente à Câmara, e que alguns vereadores comandavam a postura dos demais. Com a manifestação, deu-se uma atenção e visibilidade a um projeto que se pretendia ser aprovado na surdina.

O objetivo agora é juntar forças com o Sepe e com o Colégio Pedro II de Duque de Caxias para ampliar os esforços para o próximo dia 27 de novembro, dia da audiência pública sobre o mesmo tema: ‘Projeto Escola Sem Partido’, na Câmara Municipal de Caxias, às 10h. Mobilize-se e esteja presente!

Comment here