EntrevistasLutasÚltimas

Fórum dos Servidores Públicos Federais – FONASEFE.

Terminou hoje (domingo, 06/08) a reunião ampliada das entidades sindicais do funcionalismo publico federal. Houve uma boa participação na qual mais de 300 representantes de entidades sindicais de todo país estiveram presentes.

Embora tenha desigualdades no grau de mobilização entre as categorias, o sentimento que prevaleceu foi de unidade e de construção de um calendario unificado de lutas que vá para além do funcionalismo. A ideia é se articular com as categorias de trabalhadores que estão entrando em campanha salarial nesse segundo semestre ( Correrios, Petroleiros e Bancários ) e fazer um chamado as centrais e movimentos sociais para recompormos a unidade para fortalecer a resistencia contra os ataques de Temer.

Houve várias propostas de calendário, mas a dinamica do forum dos SPFs é que as resoluções são aprovadas por consenso. Assim, em resumo as orientações mais importantes são:

*11/08 DIA DO ESTUDANTE – Atos nas universidades e institutos federais denunciando a crise das universidades e institutos federais. Dia nacional em defesa da educação pública!

* 16/08 DIA NACIONAL EM DEFESA DA SAÚDE E DA PREVIDÊNCIA – CONTRA O DESMONTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS .

* Mês de agosto – Reorganizar os comitês de luta pela base fazendo assembleias, reuniões do funcionalismo federal, estadual, muncipial e categorias em luta.

* SETEMBRO – Indicativo de greve ( 24 ou 48hs) do funcionalismo publico federal para Setembro. Data ficou em aberto para articular com metalurgicos, bancarios, petroleiros e correios que estão iniciando suas campanhas salariais. Como também dialogar com movimentos sociais e centrais sindicais a construção dessa mobilização.

O Relatório completo e com detalhes sai essa semana, mas desde já, mãos a obra!

Gibran Jordão
Coord. Geral da Fasubra
Membro da Sec. Executiva da CspConlutas.

Comment here